A Revolução Permanente de Léon Trótski

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Leon Trótski, (cujo nome de nascimento é Лев Дави́дович Тро́цкий), nasceu em Bereslavka na Ucrânia, em 7 de novembro de 1879. Era judeu, intelectual marxista e revolucionário bolchevique. Ao lado de Lenin, comandou a URSS nos seus primórdios, tendo como principal opositor Stálin, o qual ordena seu assassinato após a expulsão do mesmo. Trótski tendo escrito muitas obras e atuado com grande presença dentro da União Soviética, tornou-se figura de um movimento chamado de trotskismo, tendo relevância ainda nos dias atuais dentro do pensamento marxista. Entre os cargos que atuou se destaca os de Comissário do Povo para os Negócios Estrangeiros e o de organizador e comandante do Exército Vermelho. Trótski era casado com Natalia Sedova, e quando foi expulso e exilado da URSS, o casal se refugiou no México. O foco deste texto, é fazer um breve comentário da personalidade perversa, cruel e tirânica de Trótski ao longo de sua atividade dentro da União Soviética.

Em sua obra intitulada “ A Revolução Permanente” escrita em novembro de 1929, Trótski faz uma defesa das suas ideias contra os epígonos do leninismo (Stalin, Zinoviev, Burkhárin e etc.), que distorciam e faziam-lhe oposição. A obra trata de reexplicar o que seria a revolução permanente, e mostrar como e o porquê de seus opositores estarem errados. Percebe-se na obra uma forte oposição a Stalin.

Trótski escreve que os pontos essências da teoria da revolução permanente foram formulados por ele antes dos acontecimentos de 1905. Ao longo da obra, ele comenta sobre a “ ditadura democrática do proletariado e dos camponeses”, proposta por Lenin. Vladimir Lenin, segundo Trótski, pensava que “ a libertação das forças produtivas da sociedade burguesa do jugo da servidão significava antes de tudo, para ele, a solução radical do problema agrário, no sentido de uma liquidação definitiva da classe dos grandes proprietários fundiários e de uma transformação revolucionária no domínio da propriedade fundiária. ”  Ou seja, Lenin pensava que a “ ditadura democrática do proletariado e dos camponeses” só poderia ocorrer, com a participação desses grupos (classes como eles chamam); camponeses e proletariados. O termo proletariado, vem do latim proles, que significa “ descendência, filho”, mas no marxismo adquire o sentido de um trabalhador que não possui meios de sobrevivência própria, exceto suas habilidades e força física, as quais “vende” para sobreviver. Por lei, no marxismo o proletariado é a classe contrária à classe capitalista.

No entendimento de Trótski, a resolução apresentada por Lenin trazia alguns problemas como ele mesmo escreve; “Opunha-me, porém, à fórmula da “ditadura democrática do proletariado e dos camponeses”, por achar que tinha o defeito de deixar sem resposta a pergunta: A qual dessas classes pertencerá a ditadura real? ”. Um dos pontos de discordância seria, por assim dizer, quem vai comandar a ditadura? Sim. Ditadura! A turma progressista, constantemente acusa os cristãos, direitistas ou conservadores de querem implantar uma ditadura. Diziam que Donald Trump seria um ditador, e aqui no Brasil fizeram o mesmo com o presidente Bolsonaro. Sem contar, no período do regime militar na década de 60, onde eles declaram o tempo todo que foi “terrível” e “uma ditadura completa”. Mas, Tróstki e Lenin estão propondo uma ditadura. E Trótski somente quer saber qual classe iria comandá-la caso a resolução de Lenin fosse feita. Continuando sobre a teoria da “ditadura democrática do proletariado e dos camponeses” de Lenin, Trótski fala de outro problema nessa teoria; os camponeses. Ele ao contrário do que se pensa acerca do comunismo/socialismo, não quer ver os mais pobres e desfavorecidos no poder com essa ditadura, mas apenas usá-los para que eles (os líderes comunistas) tomem o poder e permaneçam neles. Ele escreveu que “procurava demonstrar que, a despeito de sua enorme importância social e revolucionária, os camponeses não são capazes de formar partido verdadeiramente independente e, muito menos, de concentrar o poder revolucionário nas mãos desse partido”. Vê-se que não há nada esconda que eles iriam simplesmente usar os camponeses para tomar o poder, mas que não iriam deixar o poder com os camponeses. Os comunistas que tanto falam dos menores favorecidos, iriam usá-los e não dariam o poder a eles. Ele segue dizendo que “os camponeses, no momento supremo da luta, podiam prestar um auxílio análogo a tomar o poder”. Não é novidade que ele pense em apenas usar pessoas para seus fins perversos, visto que na sua “Carta à Juventude”, ele propõe que “o caráter revolucionário de um partido pode ser julgado pela sua capacidade de atrair para as suas bandeiras a juventude da classe operária” e “o atributo básico da juventude socialista e tenho em mente a juventude genuína e não os velhos de 20 anos, reside na disposição de entregar-se total e completamente à causa socialista”. Não é à toa tanta influência feita aos jovens acerca dos movimentos progressistas hoje, não é de se estranhar que, desde o ensino fundamental, se prepara os alunos para aceitar e conceber ideias marxistas, e não é de se estranhar, portanto, que os meios de comunicação, artísticos e literários, induzam e seduzam os jovens ao pensamento marxista. Não percebe isso?  Veja quem são os autores dos livros citados nas aulas dos colégios, quais os artistas que são aplaudidos mundialmente, e o que a mídia glorifica diariamente.


Após o proletariado ter tomado o poder, graças a ajuda de “milhões de camponeses”, este iria “ser obrigado a fazer incursões cada vez mais profundas no domínio da propriedade privada em geral, ou seja, empreender o rumo das medidas socialistas”. O que significa isto que Trótski acaba de dizer-nos? Significa que quando a ditadura do proletariado fosse instaurada, eles iriam acabar com a propriedade privada. O MST, por exemplo, é um movimento que apenas segue os passos do trotskismo.

Sobre a sua revolução permanente, ele cita Karl Marx e mostra que a sua teoria está de acordo com o marxismo de fato, escrevendo sobre Marx ele diz que “A revolução permanente, na concepção de Marx significa uma revolução que não transige com nenhuma forma de dominação de classe, que não se detém no estágio democrático e, sim, passa para as medidas socialistas e a guerra contra a reação exterior, uma revolução na qual cada etapa está contida num só germe na etapa precedente, e só termina com a liquidação total da sociedade de classes”. Nota-se claramente como a ideologia “paz e amor” usa e propaga ditaduras, controle e extinção de propriedade privada, e claro, assassinatos!

Ernest F. Elmhurst no seu livro “The World Hoax”, publicado em 1938 escreveu que “Aos 15 anos de idade, Trotsky foi expulso da escola por causa de seu temperamento violento. Após esta expulsão, ele foi para uma universidade por um breve período, mas lá também sua personalidade reprovável, assim como suas atividades subversivas, puseram um fim ao curso de sua educação. Mas prosseguiu em outros ramos. ” (Em minha tradução livre)

Ao longo da obra, ele explica com mais detalhes acerca da revolução permanente que propagava: “ ‘a teoria da revolução permanente’ caracteriza a própria revolução socialista. Durante um período, cuja duração é indeterminada, todas as relações sociais se transformam no transcurso de uma luta interior contínua”. Veja, “todas as relações sociais se transformam” dentro de “uma luta interior contínua”. Restam dúvidas que a subversão que vivemos atualmente é fruto dessa revolução permanente? Para que não tivéssemos dúvidas ele mesmo diz que “Os acontecimentos que se desenrolam guardam, necessariamente, caráter político, dado que assumem a forma de choques entre os diferentes grupos da sociedade em transformação. As explosões da guerra civil e das guerras externas se alternam com períodos de reformas “pacíficas”. As guerras civis e exteriores, funcionam dentro dessa teoria como um meio de trazer um caos entre os grupos da sociedade que aos poucos está em fase de “transformação”. Ele prossegue mostrando em quais áreas, a revolução permanente transforma e escreve que “as profundas transformações na economia, na técnica (artes), na ciência, na família, nos hábitos e nos costumes, completando-se, formam combinações e relações recíprocas de tal modo complexas que a sociedade não pode chegar a um estado de equilíbrio. Nisso se revela o caráter permanente da própria revolução socialista. ”

As profundas transformações que temos passado no mundo, sobre tudo no Ocidente, não são por acaso. Não existe acaso. Tudo isso é muito bem planejado e pensado anos antes de acontecer, teorizado e testado aos poucos. A degradação da família, dos bons hábitos e costumes, faz parte deste plano maligno e diabólico dos comunistas, como Trótski tem nos demostrado. O objetivo é afetar e corromper de tal modo que “ a sociedade não pode chegar a um estado de equilíbrio”, como ele escreve.

Não pense você que essa revolução para no nível nacional, ela é levada a todos os países, ele escreve: “A revolução socialista começa no âmbito nacional, mas nele não pode permanecer...deste ponto de vista, a revolução nacional não constitui um fim em si, apenas representa um elo da cadeia internacional”.

“A construção socialista só é concebível quando baseada na luta de classe em escala nacional e internacional. Dada a dominação decisiva das relações capitalistas na arena mundial, essa luta não pode deixar de acarretar erupções violentas: no interior, sob a forma de guerra civil; no exterior, sob a forma de guerra revolucionária” escreve Trótski.

Para que não reste nenhuma sombra de dúvidas acerca do interesse de um governo mundial comunista, uma Nova Ordem Mundial, encerro com apenas mais um trecho das páginas finais desta obra de Léon Trótski: “A revolução socialista começa no terreno nacional, desenvolve-se na arena internacional e termina na arena mundial. Por isso mesmo, a revolução socialista se converte em revolução permanente, no sentido novo e mais amplo do termo: só termina com o triunfo definitivo da nova sociedade em todo o nosso planeta.”

Trótski em 1º de fevereiro de 1920: “ Que milhares de pessoas pereçam se for necessário, mas o país deve ser salvo.”

E em 19 de dezembro, Trótski “dirigindo-se aos delegados do Comité Central dos Sovietes, previu: “ Em menos de um mês, o terror, do mesmo modo que ocorreu durante a Grande Revolução Francesa, vai ganhar forma bastante violentas. Não será mais somente a prisão, mas a guilhotina- essa notável invenção da Grande Revolução Francesa, que tem como a maior vantagem reconhecida a de encurtar o homem em uma cabeça – que estará pronta para os nossos inimigos”.

Que Deus, que é espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade, nos guie e nos conduza a toda verdade. Que ele ilumine e abra os olhos dos cegos para que vejam, e nos capacite a lutar contra o diabo, o mundo e a nossa carne. Amém.

 

Autor do artigo: Thiago R. Monteiro


Fontes:

Leon Trótski, A Revolução Permanente, 1929.

Vladimir Lenin, Teses de Abril, 1917.

Marxists Internet Archive Library, Complete Index of Writers

O Livro Negro do Comunismo, Stéphane Courtois, ed. Bertand Brasil.

O Breve Catecismo de Westminster, ed. Cultura Cristã.

The Collected Writings of Leon Trotsky: Trotsky Internet Archive (marxists.org)

The World Hoax, Ernest F. Elmhurst, 1938.



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3Comentários
  1. Nossa me ajudou muito nos meus estudos, genial! Tô amando os seus conteúdos.

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  2. Um dos melhores textos que já li sobre o assunto 👏👏👏

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  3. Olá meu amigo e irmão! Gostei do seu conteúdo! Abração e sucesso! Você comentou no meu blog Verdade Urgente! Deus abençoe!

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